... e Cavaleiros de Cristo

O expoente máximo do Manuelino, a famosa Janela da Sala do Capítulo do Convento de Cristo, tem Deus a suportar o mundo e no seu topo tem os três simbolos de D. ManuelI e de Portugal: A Esfera Armilar, o Escudo e (acima de tudo) a Cruz de Cristo.

Templários e ...


Mas ir de férias para a região de Tomar também significa, felizmente, que nos embrenhamos em toda a história e mística Templária, particularmente no fabuloso Castelo Templário e no Convento de Cristo.
O Castelo sempre presente é ladeado pela Mata dos Sete Montes. Lá dentro na Charola circular, a lembrar o Templo de Salomão em Jerusalém, os cavaleiros assistiam às missas montados nos seus cavalos.

Férias e emigrantes

Ir de férias em Agosto para a zona de Tomar significa inevitavelmente um encontro imediato com emigrantes. Particularmente em Fátima perto do 13 de Agosto.
Estávamos, muito lentamente, a almoçar quando uma senhora se aproxima da nossa mesa e diz num português contaminado: "Esta cadeira está ocupada? Posso prender?.
Enfim
...
Mas mesmo com o calor abrasador ainda deu para apreciar as duas basílicas na sua diferença.

Two Sides of a Story - Side 2 (Part 2)


... é verdade!
Para além destes fantásticos bungalows com mini-kitchnet, beliches para 4 pessoas e varanda.
Em frente as roulotes estavam estacionadas junto a um alpendre e pequeno avançado de madeira com vasos e flores e árvores... Tipicamente português, claro!
Sem falar no espaço livre à volta de cada uma.

Two Sides of a Story - Side 1 (Part 2)


Já na Noruega, entre curvas e contracurvas na viagem de Oslo a Bergen, eis-nos chegados à conclusão que já não conseguíamos alcançar Bergen nesse dia. Perto da localidade de Voss encontrámos o parque de campismo no cenário ideal: lago, montanhas escarpadas e ... cabanas. Ainda bem que há poucas auto-estradas na Noruega!

Two Sides of a Story - Side 2 (Part 1)


... e um pouco mais abaixo escondida entre as árvores aparece a casa dos caseiros.
E viva o campismo selvagem...

Two Sides of a Story - Side 1 (Part 1)

Continuando a pensar em férias aqui fica um desenho feito em Strömstad na costa oeste da Suécia. Um local lindíssimo com a combinação de floresta e mar.

Sketching Workshop


Os designers de produto necessitam de outras ferramentas e técnicas de desenho para além das comummente ensinadas nas faculdades portuguesas, que estão muito associadas à arquitectura. Aqui ficam uns exemplos de desenhos com marcadores feitos no Workshop com Koos Eissen (TU Delft) e Roselien Steur em 2006 na FAUTL.

Sketching Warm-Up


Durante o Workshop, em 2006, sobre Product Design Presentation começávamos sempre por uns desenhos rápidos a p/b com caneta e marcador para aquecermos. Aqui fica um exemplo.